Você sabe o que é estilo?

PorDanúbia Helmich

19 abr 2021

Semana passada, iniciamos a coluna Imagem & Profissão abordando o conceito de imagem (se você ainda não leu, clique aqui). Agora vamos explorar outro assunto que ainda causa muitas dúvidas: afinal de contas, o que é estilo?

No dicionário, o significado da palavra é bastante amplo, já que explica que o termo pode ser empregado tanto como sinônimo de elegância, na comunicação escrita, na expressão oral, no campo das artes, em manifestações culturais, nas escolas de arquitetura e até na biologia!

Mas aqui vamos nos ater à questão do estilo (pessoal/profissional) como um modo de vida. Ele reflete, na verdade, todas as experiências que adquirimos desde a infância. Mas, você pode me perguntar: Danúbia, o estilo de uma pessoa muda, correto?

Na realidade, o estilo se adapta às diversas fases da vida. A essência sempre permanece. Ele é moldado conforme as experiências adquiridas nessa jornada, como o círculo de convivência social, a educação e os valores familiares. A formação desse estilo se dá entre as diversas fases da vida.

Estilo é estilo de vida

O modo como nos vestimos é a comunicação do que há no nosso interior. Pode-se entender que a vestimenta é portanto a comunicação do estilo de vida de uma pessoa, com suas vivências e experiências que são muito peculiares. Podemos sim, observar grandes mudanças em fases de “rebeldia”, como na adolescência ou em uma tentativa de ruptura brusca conhecida por “renascimento”, por exemplo, mas logo percebemos que essas mudanças são, de fato, inconsistentes, já que não se sustentam com o passar do tempo.

Comprei e não consigo usar

Durante as minhas consultorias e mentorias, faço uma avaliação profunda do modo de vida do cliente. Uma das reclamações que mais escuto é: por que eu visto isso e não gosto? A resposta é mais óbvia do que aparenta ser. Existe um ruído na comunicação entre o mundo interior e o exterior dessa pessoa.

O popular termo “tentar aparentar ser o que não é” faz muito sentido nesse contexto em que não há identificação entre os anseios internos e a comunicação dessa vestimenta ao mundo. Por isso, a tendência é sempre fazer escolhas erradas, aquelas que invariavelmente vão ficar encostadas ou mesmo esquecidas no fundo do armário.

A consultoria de imagem propõe esse resgate do eu interior – a redescoberta ou até mesmo a descoberta da essência da pessoa que deve estar alinhada ao seu objetivo de vida. Quando os ruídos dessa comunicação são eliminados, surgem a autoestima e autoconfiança, tão comuns quando se é criança.

Seguindo a lógica desse raciocínio, a vestimenta então esconde ou fala aquilo que há no interior do indivíduo. O estilo diz respeito à identificação dos vários aspectos da vida humana, já que contempla não apenas roupas, acessórios e calçados, mas tudo que engloba a sua vida, como decoração, viagens, carros e profissão, entre outros.

Um convite à reflexão

Vou aqui usar o exemplo da advocacia, uma profissão que requer um código de vestimenta específico para quem atua no segmento. Quando o profissional tem prazer em vestir ternos, tailleurs, e toda a indumentária que rege o código de conduta do ambiente jurídico, quer dizer que essa comunicação externa está alinhada ao seu íntimo. Geralmente são pessoas que não se incomodam em usar essas roupas fora do ambiente de trabalho.

A vestimenta deve comunicar o que há no interior. Foto: Freepik

Se sentir bem com o que está usando é uma das premissas que fortalecem a imagem profissional. A minha formação na Ecole Supérieure de Relooking me permite utilizar ferramentas aprofundadas de autoconhecimento, valorização e personalização, que são fundamentadas nos principais estudos de imagem. Elas indicam que há 10 estilos, sendo que uma pessoa pode apresentar até três deles.

Cabe ressaltar aqui que dentro desses três estilos há sempre um predominante e os demais apresentam variações, o que faz com que a pessoa tenha, de fato, um estilo único! São eles:

  • Sofisticada
  • Nostálgica
  • Inovadora
  • Contemporânea
  • Natural
  • Ponderada
  • Jovial
  • Glamurosa
  • Artística
  • Teatral

No meu Instagram, eu mostro também resultados fantásticos da consultoria para que as pessoas possam ter a dimensão do poder desse alinhamento:

Portanto, para viver uma vida plena, com significado e propósito, é preciso comunicar a nossa essência com autenticidade. Isso confere credibilidade e libera o seu verdadeiro potencial ao mundo! Antecipo aqui que, em breve, irei disponibilizar no meu site (https://danubiahelmich.com/) um teste-base com a Roda de Estilo, que pode ser confirmado e desenvolvido, posteriormente, com a consultoria. Ainda teremos o Desafio dos 30 Dias em que vou te convidar a fazer pequenas mudanças e reflexões diárias para ajudar você a se conectar à sua essência.

Até mais!

Danúbia Helmich

Especialista em arquitetura de imagem. Apaixonada por carreira evolutiva, empreendedorismo e desenvolvimento humano, ela atua com o método exclusivo VcA+ (vestimenta + comportamento + atitude). Estudou em várias escolas, entre elas a Ecole Supérieure de Relooking. É representante da Federation of Image Professionals International (Fipi Brazil) no MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *