Programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas abre inscrições

PorRedação

9 abr 2021
Foto: divulgação

Com apoio das Sandálias Ipanema, participantes concorrem a 60 vagas do WOW Ipanema para aulas e mentoria exclusivas, ministradas pelas mulheres mais influentes no universo da arte urbana mundial 


O Instagrafite, comunidade voltada aos amantes de arte urbana e pública, lançou o WOW (Women On Walls), o primeiro programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais

Com idealização e curadoria de Marina Bortoluzzi, o braço feminino do Instagrafite, o programa único no mundo abastece a comunidade artística da nova geração ou em busca de oportunidades, com conhecimento prático e mentoria especializada. Graças à rede de conexão do Instagrafite, a primeira edição já contou com as mulheres mais influentes no universo da arte mundial para as aulas, como a artista Rosana Paulino, Criola, Faith 47, Poni e Nina Pandolfo. 

Com aulas online ministradas por artistas, curadoras e articuladoras mulheres consagradas do mercado, o WOW apresenta agora a sua segunda edição: WOW Ipanema, reforçando ainda mais o conceito de “Art is female”.  

Apoio das Sandálias Ipanema

Desde 2018, a marca de Sandálias Ipanema contempla artistas mulheres em seus projetos, com participação, por exemplo, das artistas Criola, Ananda Nahu e Nila Carneiro para o lançamento das estampas de suas coleções. Uma marca feminina conectada e em movimento, feita por e para mulheres transformadoras, tornou esse match genuíno entre o seu posicionamento e o programa WOW, que visam, juntas, investirem na profissionalização de artistas urbanas e contemporâneas. 

“Há 20 anos Ipanema é uma parceira do ‘corre’ das mulheres, e isso se torna ainda mais importante nesse momento em que tudo ficou mais difícil. Apoiar mulheres artistas tem muita conexão com o que a marca acredita. Somos inspiradas por tantos talentos, que queremos fazer parte disso de uma maneira mais ativa. E a parceria com o WOW é uma grande oportunidade de Ipanema promover, junto ao Instagrafite, o fortalecimento entre artistas e a capacitação de novos talentos, incentivando a liberdade feminina e contribuindo para que essas mulheres possam ir atrás dos seus sonhos e os transformem em combustível para novas conquistas.” comenta Daiane Fischer – Gerente de marca e comunicação.  


Como participar

Até dia 19 de abril, o WOW Ipanema abre inscrições para participantes responderem um formulário no site wowinstagrafite2021.com  com questões sobre seu perfil, trajetória e arte. Não é obrigatório ter experiência ou currículo, o que conta mais são as vivências da artista e sua arte (apresentada através do envio de imagens e link das redes sociais).

As inscritas passam por uma comissão avaliadora, composta por mulheres do mercado das artes. Para esta edição, serão 60 vagas a serem selecionadas e reveladas dia 26 de abril, em um mix de artistas iniciantes e artistas em desenvolvimento, primando pela pluralidade: 50% destinadas a mulheres negras e pardas; 20% destinadas a mulheres indígenas e/ou de comunidades tradicionais; 20% destinadas a mulheres de fragilidade econômica e 10% destinadas a mulheres transgênero, transexuais ou travestis. 

Mais do que aprendizado de conteúdo como “organização financeira e planejamento de carreira” ou “construção de portfólio e conteúdo digital”, além do ensino de novas técnicas, o WOW Ipanema abre espaço de forma real às participantes, acelerando o reconhecimento e espaço no mercado das artes no Brasil e no mundo. 

“De longe essa foi umas das melhores formações que já fiz. Inspiradora, motivadora, questionadora, provocante. Foi uma experiência potente inclusive por suas metodologias e cenários construídos para a inclusão de debates contemporâneos e pertinentes como feminismo e luta antirracista, movendo e alicerçando nossas passadas na direção do mundo que queremos criar”, comenta a aluna Georgia Cardoso, de Fortaleza. 

Ano passado, essa concretização fluiu numa velocidade instantânea: o Instagrafite introduziu diversas alunas do WOW para a II Edição da West Side Gallery, um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do Estado de São Paulo e do Brasil. Entre elas, alunas escolhidas foram convidadas para pinturas de murais como Ju Vomero, Jess Vieira, Aline Awel, Kelly Reis, Jady Salvático, Mônica Barbosa e Chermie. Artes autorais expressaram a força, sensibilidade e intuição feminina em obras originais e autorais das artistas convidadas. 



“O WOW é um sistema sustentável, um organismo vivo retroalimentado pelas próprias mulheres da roda. É uma parceria fértil de trocas de ensino, entrega e acolhimento. É um canal de escuta que abre caminhos para conexões e oportunidades. O Instagrafite atua de forma concreta e ativa na carreira dessas artistas e amplia, ao mesmo tempo, a sua curadoria e hub de talentos femininos. É também, uma realização como curadora mulher em fortalecer o desenvolvimento de novas mulheres artistas”, acrescenta Marina. 

O WOW Ipanema tem um conteúdo inédito e diferente do ano anterior, com novas 22 aulas que acontecerão online às segundas, quartas e sextas de maio e junho, das 10h às 12h.

Em 2021, as mentorias contarão com 6 curadoras e/ou agentes de arte que oferecerão seus comentários e análise para 10 artistas participantes cada, uma no começo do programa e outra ao final, justamente para avaliar melhor o desenvolvimento da artista mentorada. As mentorias terão duração de 30 minutos a 1 hora, a depender das convidadas. 

Fonte: Assessoria 

Redação

Tem uma sugestão de pauta bacana sobre algo relacionado ao mundo do empreendedorismo feminino? Entre em contato conosco pelo e-mail omktdelas@gmail.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *