RJ: Espaço Vem da Serra expõe trabalhos de mulheres vítimas de violência

PorVanessa Ricarte

13 mar 2021
Fachada lateral do Espaço Vem da Serra - Teresópolis.RJ - divulgação

O projeto Artesã Solidária é uma parceria entre o Vem da Serra e a Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis, com objetivo de apoiar vítimas de violência doméstica na busca por autonomia financeira

Espaço Vem da Serra, localizado na estrada turística Teresópolis-Friburgo, se tornou um ponto de referência para artesãos e artistas da Região. Há dois anos, é lá que o coletivo Artesãos da Estrada se reúne para expor seus trabalhos.  Ao longo da pandemia, as notícias do aumento da violência doméstica trouxeram uma inquietação para Mônica Deluqui, coordenadora do coletivo. Ela procurou a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher de Teresópolis para buscar formas de apoiar estas mulheres. Saiu desta reunião o projeto Artesã Solidária.

Pelo projeto, mulheres atendidas pela Secretaria tem um espaço gratuito para expor peças artesanais confeccionadas por elas, com 100% do valor da venda repassado a cada uma. Desde novembro de 2020, produtos confeccionados pelas artesãs estão à venda na loja. Todas as peças passam por uma triagem de responsabilidade do Projeto antes de irem para a prateleira. Atualmente são 7 mulheres com seus produtos em exposição. Elas têm acompanhamento da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e realizam cursos para se aperfeiçoar.

A secretária Margareth Rosi considera esta ação como ‘um divisor de águas’.

“A busca pela autonomia financeira é a grande meta de todas as mulheres, principalmente das que são vítimas de violência doméstica. Elas precisam trabalhar, para poder garantir seu próprio sustento e não depender financeiramente do agressor, que muitas vezes é seu companheiro”, ressaltou.

O sucesso nestes primeiros meses levou a Secretaria a abrir espaço para mais mulheres em situação de vulnerabilidade. Elas serão cadastradas e encaminhadas ao projeto.

Projeto Artesã Solidária é uma parceria entre Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher de Teresópolis e o Espaço Vem da Serra, com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc/ Secretaria de Cultura de Teresópolis. Os produtos das artesãs são encontrados na loja colaborativa dos Artesãos da Estrada, na Rodovia Teresópolis-Friburgo KM 7,5, Bairro Albuquerque. Toda a renda é repassada integralmente às mulheres atendidas, que não tem nenhum gasto para exposição e divulgação de seu trabalho.

Espaço Vem da Serra – Oficina e Loja

Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5

Bairro Albuquerque

Atendimento por WhatsApp: (21) 98883.5127 ou  www.vemdaserra.com.br

Fonte: Assessoria

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *