Por que olhar para si é importante para criar uma força interior

PorDanúbia Helmich

5 jul 2021
Foto: Mércia Araújo

Essa semana vamos conversar sobre atitudes e comportamentos que influenciam positivamente na imagem profissional de uma pessoa. Dentro do processo de consultoria de imagem, é importante destacar que a vestimenta é apenas a ponta do iceberg da construção de autoridade e de credibilidade. O exterior deve comunicar o que há no interior de uma pessoa e quando as atitudes e comportamentos não condizem com essa imagem externa é o momento que acontece os ruídos que desestabilizam os pilares da autenticidade.

Não é fácil ter uma atitude proativa em relação à imagem profissional. Ela diz respeito diretamente à questão da procrastinação. Mas por qual motivo isso acontece? É óbvio que quando algo não está indo bem, é possível enxergar o problema, mas não conseguimos ter a atitude de provocar essa mudança tão necessária para alcançar o sucesso profissional.

Durante os meus atendimentos, trabalho com o exercício do autoconhecimento, desde o primeiro encontro, levantando questões que, muitas vezes, o cliente não havia pensado antes. Esse olhar para dentro de si não é fácil, mas se mostra fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. 

A reflexão sobre o íntimo analisa competências com os respectivos comportamentos e atitudes adequadas para proporcionar resultados efetivos e duradouros. A autoanálise levanta indagações como “eu estou coerente com o meu potencial? Eu tenho um comportamento que condiz com essa competência?”

Atitude = força interior e vice-versa

Falar e não fazer – eis aqui um dos comportamentos que mais observo quando me deparo com o processo de construção da imagem profissional de pessoas que me procuram porque elas estão conscientes de que há falhas que as estagnaram, mas não sabem especificamente quais são e por qual motivo elas acontecem.

A atitude coerente com as potencialidades de um profissional está relacionada a:

  • Autoestima
  • Autoaceitação
  • Autoconfiança

A consultoria de imagem se propõe a realizar uma profunda reflexão: “como está o meu comportamento e atitude? Estou coerente? Meu comportamento está de acordo com a minha carreira profissional? Quais atitudes estão e não estão de acordo com a imagem profissional que eu quero passar?”

Perceba que o olhar de um profissional capacitado é muito importante dentro desse processo do despertar dessa força interior.  A mudança do paradigma de pensamento do “eu tenho que fazer, eu preciso fazer” para o “eu vou fazer” causa grande impacto com resultados positivos, já que muda a frequência de pensamento do duvidoso para o concreto. 

A consciência do tempo também é trabalhada durante a consultoria. É preciso estar ciente do tempo hábil, o que você consegue realizar para haver comprometimento com prazos. A determinação de resolver uma situação complicada e de fato realizá-la é capaz de transformar a sua vida profissional de modo a criar uma fonte inesgotável de energia, uma força para seguir em frente, mesmo diante de qualquer obstáculo.

Comportamentos coerentes com a sua essência

Para transmitir uma imagem de credibilidade, é preciso levantar questões tais como valores, estilo de vida e como a pessoa se enxerga em meio a tudo isso. O processo de compreensão do seu comportamento e qual é a atitude coerente dói, é por vezes incômodo, porém, é a razão dela ter tanto valor na atualidade.

Camuflar quem você é, as suas emoções e tentar passar uma imagem que não condiz com a sua essência é o caminho certo para o fracasso. O primeiro passo para essa mudança é estar disposto a conhecer quem você é de verdade. 

Falar de si próprio é muito difícil, entretanto é fundamental para criar uma força interior que te fará subir patamares que sequer imaginou. Se identificou com esse texto? Tem dificuldades em olhar para si e ter consciência da sua própria essência? Eu te ajudo nesse processo de autoconhecimento. Vamos conversar?

Te espero na próxima semana!

Danúbia Helmich

Especialista em arquitetura de imagem. Apaixonada por carreira evolutiva, empreendedorismo e desenvolvimento humano, ela atua com o método exclusivo VcA+ (vestimenta + comportamento + atitude). Estudou em várias escolas, entre elas a Ecole Supérieure de Relooking. É representante da Federation of Image Professionals International (Fipi Brazil) no MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *