O que a sua imagem diz sobre você?

PorDanúbia Helmich

10 abr 2021

É com muita satisfação que anuncio a estreia da minha coluna Imagem & Profissão no portal O MKT Delas! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Danúbia Helmich, sou especialista em arquitetura de imagem e a partir de hoje vou te convidar a fazer reflexões sobre como pequenas mudanças diárias na tríade vestimenta/ comportamento/ atitudes podem causar grande impacto e revolucionar a sua vida!

Ontem eu fiz um post no Instagram (@danubiahelmich) provocando uma discussão junto aos meus seguidores, a respeito da mudança da atriz e modelo Grazi Massafera: de participante do Big Brother Brasil a uma das figuras mais cobiçadas pelo mundo da moda na atualidade. É inegável que ela foi submetida a uma estratégia minuciosa de reposicionamento de imagem para que a sua comunicação não-verbal (imagem) fizesse jus aos anseios e pretensões da nova fase da artista.


Impressões

Para se ter uma ideia de como o cérebro de uma pessoa interage e interpreta a realidade ao seu redor, uma pesquisa realizada pelo professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA/EUA), Albert Mehrabian, apontou, em sua teoria chamada “Mensagem do Silêncio”, que a mensagem que se transfere ao outro (receptor) representa 7% de maneira verbal, 38% vocal (tom de voz, velocidade e ritmo) e 55% não verbal.

Em se tratando do mundo de carreira e negócios, essa comunicação não-verbal é ainda mais salutar e urgente, já que há uma intenção clara e objetiva de fechar vendas e firmar compromissos profissionais que possam gerar lucros. 

Roupas, sapatos, cabelo, cores e acessórios se comunicam diretamente com o seu interlocutor sem que você diga uma única palavra. É preciso haver uma harmonia visual entre esses elementos a fim de não gerar ruído em sua comunicação não-verbal. Ou seja: eles precisam combinar entre si para que seu contratante ou parceiro de negócios entenda corretamente a sua mensagem.

Nasce uma estrela

Observando novamente as imagens de Grazi, quem você contrataria? Com qual delas firmaria um negócio, uma parceria de trabalho? Agora pense: o que fez Grazi Massafera se destacar entre todas as demais ex-bbbs que já participaram de todas as edições ao longo dos 19 anos de existência do programa?

Foto: divulgação

Por mais que ela tenha passado por essa transformação evidente, é preciso destacar que a sua essência permanece, o seu estilo continua. Da mesma forma, qualquer profissional deve ter isso em mente: para se comunicar com sucesso, use roupas e acessórios que condizem com a sua essência, caso contrário, o efeito pode ser reverso: a transmissão de insegurança.

Objetivos e estratégias

Costumo dizer sempre: para alcançar resultados, todo objetivo requer uma estratégia. Por isso, pense antes de se apresentar, defina os seus objetivos antes de qualquer reunião e construa a imagem profissional que sempre sonhou ter.

Até a próxima semana!

Danúbia Helmich

Especialista em arquitetura de imagem. Apaixonada por carreira evolutiva, empreendedorismo e desenvolvimento humano, ela atua com o método exclusivo VcA+ (vestimenta + comportamento + atitude). Estudou em várias escolas, entre elas a Ecole Supérieure de Relooking. É representante da Federation of Image Professionals International (Fipi Brazil) no MS.

4 thoughts on “O que a sua imagem diz sobre você?”
  1. É muito importante saber que existem outras apresentações e linguagens valiosas e importantes que se manifestam por atitudes, vestimentas e comportamentos.
    Ao se adquirir essa percepção e o devido conhecimento a respeito, a tendência é se obter Sucesso e Crescimento pessoal.
    Parabéns!
    Deus abençoe!

  2. Excelente reflexão! Depus que fiz seu curso on line, ja mudei muita coisa em minha apresentação pessoal e tenho percebido a diferença no retorno 👏👏👏

  3. A imagem fala muito sobre nós, e com certeza saber mostrar o que se quer mostra na forma correta e muito importante! Muito bom saber que existe pessoas como você que facilitam esse processo!

  4. É uma proposta muito boa e criativa, no momento que podemos ajudar as pessoas nessa evoluçao de crescimento é muito importante. Temos que fazer essa busca nao so nos artistas e famosos mas ao nosso redor , e na proposta do que eu quero pra mim de padrao,comportamento e estilo…dai fica mais facil. Parabens!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *