MS: adoção de praça na Capital reforça compromisso social do grupo de empreendedoras Ipê Rosa

PorVanessa Ricarte

15 mar 2021
Presidente Cleuza Vasconcellos junto à vice-presidente Cintia Rotta. Foto: Junner Schmidt

Sob o lema ‘A Coragem dá o Tom’, empresárias e profissionais liberais celebram os 5 anos do grupo que, desde a sua concepção, prega a solidariedade como seu principal objetivo


Campo Grande (MS) – Dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) foi simbólico para o Ipê Rosa – Grupo de Empreendedoras da Capital, que celebrou os 5 anos de existência com o projeto de revitalização de uma praça localizada no Jardim Bela Vista. No total, 56 mulheres que atuam em diversos segmentos da economia e da sociedade fazem parte do grupo liderado pela presidente Cleuza Vasconcellos, empresária do ramo de turismo e negócios imobiliários.

Na manhã do dia 8, o compromisso de revitalizar a praça com manutenção e o plantio de ipês (árvore da flora sul-mato-grossense que faz jus ao nome do grupo) foi firmado junto a lideranças do Executivo Municipal que participaram do evento. Estiveram presentes o prefeito Marquinhos Trad, a vice-prefeita Adriane Lopes e a primeira-dama de Campo Grande e presidente do Comitê Gestor do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Tatiana Trad – que também preside a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher (Semu), Carla Stephanini.

Tatiana Trad. primeira-dama da Capital, elogiou a iniciativa do grupo Ipê Rosa, como exemplo de cidadania e empreendedorismo social:

“É através de gestos que as pessoas crescem. Somos todos responsáveis pela nossa cidade, e o Grupo Ipê Rosa vem para somar forças ao FAC e juntos fazermos a diferença na vida das pessoas”, reiterou.


“Esse gesto do grupo é o exemplo positivo de que se todos contribuírem conseguiremos avançar cada vez mais na oferta de qualidade de vida para a população. Agradeço à Cleuza pelo carinho e que mantenham sempre esse espaço com o tom mais bonito que tem no arco-íris, que é o rosa. Vocês vão dar esse tom com a beleza interior, mostrando para a cidade toda que aqui é a praça da beleza”, complementou o prefeito Marquinhos Trad.

Primeira-dama ao lado do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, acompanham discurso de Cleuza Vasconcellos. Foto: Junner Schmidt

Grupo Ipê Rosa

O grupo Ipê Rosa é uma Organização Não Governamental (ONG) que foi fundada no dia 8 de março de 2016. Ele reúne mulheres de diversos segmentos da sociedade civil organizada com o objetivo de agregar e unir as associadas a fim de promover seus negócios, atividades nas áreas do comércio e prestação de serviços. 

Sua razão de ser é fomentar o networking, construindo uma rede de contatos profissionais para a troca de experiências e informações, o que potencializa as oportunidades por meio de relacionamentos. Além disso, o grupo tem a missão de auxiliar em projetos de assistência social. A cada ano uma instituição de caridade é ajudada pelas empreendedoras. Para tal, Cleuza relembra como se deu a iniciativa de criar o grupo:

“Ele já iniciou com o objetivo de solidariedade. Na época, uma amiga nossa tinha um restaurante que estava com poucos clientes e quisemos fazer uma surpresa para ajudá-la. Fomos em 35 mulheres e fechamos o restaurante. Cada uma levou o seu cartão de visitas, falou do seu negócio e ofereceu um brinde para ser sorteado. Foi um sucesso!”, disse Cleuza com orgulho.

Dia 8 de março de 2016: encontro marca o início das atividades do Grupo Ipê Rosa. Foto: arquivo pessoal

Para a fundadora, a escolha do nome Ipê Rosa teve conotação muito forte e simbólica. “Por intermédio do nome, eu quis prestigiar a natureza e as mulheres da nossa terra – o Ipê pela força e beleza (árvore símbolo de Mato Grosso do Sul) e o Rosa por sermos mulheres que lutam, empreendem, que acreditam no potencial de nossa linda cidade de Campo Grande e nosso maravilhoso estado”.

A partir deste episódio, as amigas e mulheres de negócios passaram a fazer encontros com frequência para networking e a organizar atividades em torno da solidariedade, tais como a identificação de creches e associações de amparo que precisavam de mais ajuda. Em decorrência disso, Cleuza foi convidada pela primeira-dama Tatiana Trad a ser madrinha do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade). “Por isso consolidamos o nosso compromisso solidário com a população de Campo Grande”, frisou.

Fotos da comemoração dos 5 anos de existência do Grupo Ipê Rosa:

A diretoria do Ipê Rosa é formada pela presidente Cleuza Vasconcellos, vice-presidente Cintia Rotta, diretora financeira Rejane Velasco, diretora regional Laura Elena Stephanini, diretora digital Antonielli Oliveira, diretora social Jussara Rebenchuck e diretora administrativa Giuliana Oshiro.

Para saber mais sobre o grupo, entre em contato pelo Instagram Ipê Rosa CG

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *