Mãe e executiva: jornada dupla não impediu Joelma de liderar franquias

PorVanessa Ricarte

10 mar 2021
Foto: arquivo pessoal

Joelma Alves Lima é diretora de operações do Grupo Encontre Sua Franquia, administra mais de 90 pessoas diariamente e quer ajudar mais mulheres a chegarem no topo


Joelma Alves Lima é é diretora de operações do Grupo Encontre Sua Franquia e está à frente de três unidades franqueadas – 2 Acquazero em Belo Horizonte e 1 Formula Pizzaria em Contagem -, administrando mais de 100 pessoas diariamente.

Segundo Joelma, o que hoje é uma carreira sólida e de sucesso foi construída aos poucos com muito trabalho, estudo e vontade de ocupar espaços que nem sempre são destinados às mulheres.

“A sociedade exige que nós sejamos excelentes em todos os aspectos. Temos que nos esforçar mais para ganhar autoridade e confiança no mercado e isso é lamentável nos dias de hoje”, afirma a empreendedora.

Joelma já vendeu bolsas, acessórios, bijuterias, foi gerente em uma operadora de telefonia e logo percebeu que a arte de vender era algo que dominava. Fez faculdade de administração de empresas e viu a carreira decolar. Atualmente, tem formação em Coach Executive Business e é mais uma prova de que as mulheres fazem a diferença no mundo do empreendedorismo.

No Brasil, existem 24 milhões de mulheres empreendedoras, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil publicada em 2019 pelo Sebrae em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Elas têm mais escolaridade que os homens (16%) e mesmo estando mais preparadas ainda sofrem com preconceito de gênero, machismo, diferença salarial, entre outros problemas.

“Minha rotina é pesada. Acompanho a entrega de demandas e resultados, trabalho diretamente com o RH da holding no processo de desenvolvimento dos colaboradores, retenção de talentos, treinamento e capacitação dos franqueados. São muitas metas para bater e muita gente para acompanhar”, explica. Para ela, a liderança feminina tende a ser mais eficiente em diversos aspectos da gestão, promovendo um trabalho mais colaborativo e inovador.

Dupla jornada é realidade para mulheres empreendedoras

Além de toda a carga profissional, assim como muitas mulheres empreendedoras Joelma também é mãe, esposa e dona de casa. Para ela, a maior dificuldade está em conciliar tantas atividades ao mesmo tempo, o que nem sempre é reconhecido pela sociedade, especialmente no mundo dos negócios. “As pessoas não entendem que como mãe temos responsabilidades que vão além do trabalho, o que não significa que o trabalho fica em segundo plano. Quando chego em casa ainda tenho outras obrigações como dar banho nos meus filhos, fazer a janta, fazer atividades da escola, brincar, saber como foi o dia deles”, conta.

A empresária é mãe de dois filhos pequenos e mesmo depois de um longo dia de trabalho e obrigações de dupla jornada ainda responde e-mails e atende clientes nas redes sociais. “Trabalho constantemente minha inteligência emocional para que a rotina não afete minha família ou os negócios”, diz.

O segredo para dar conta de tudo? Estudar constantemente, acreditar no próprio potencial e não ter medo da opinião alheia. “Eu me realizo trabalhando. Ninguém nasce pronto, então precisamos desenvolver nossas habilidades, acompanhar o mercado, ter planejamento e persistência”, aconselha.

Os próximos passos da empreendedora ainda não estão definidos, mas usar sua experiência para ajudar mais mulheres a terem sucesso nos negócios está em seu radar.

Fonte: Assessoria

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *