Laryssa Lopes é a fonoaudióloga que cria sorrisos na Amazônia

PorRedação

1 abr 2021
Dra. Laryssa no HRAC-USP: tese de doutorado inédita de pacientes com fissura labiopalatina na Amazônia. Foto: divulgação

Cofundadora e presidente do Instituto Yaçuri da Amazônia, ela coordena estudo multicêntrico em Manaus para pesquisa clínica sobre nutrição de pacientes com fissura labiopalatina

Manaus/AM – A Dra. Laryssa Lopes tem uma longa trajetória profissional dedicada à causa da fissura labiopalatina. Formada em fonoaudiologia, defendeu sua tese de doutorado com o tema “Prevalência de alterações de fala em indivíduos com fissura labiopalatina da Região Amazônica” sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Fukushiropelo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC-USP Centrinho Bauru. Atualmente, Dra. Laryssa coordena um estudo que envolve outros 8 centros de referência nas demais regiões do país.

“Certamente esse estudo terá um impacto muito positivo na reabilitação desses pacientes desnutridos e abaixo do peso ideal para serem submetidos às cirurgias, principalmente os indígenas, todo esse suporte de materiais e o aconselhamento nutricional para as famílias, já está apresentando bons resultados”, celebra.

Ela é cofundadora e presidente do Instituto Yaçuri da Amazônia, localizado no Hospital Infantil Dr. Fajardo que é referência para o estado do Amazonas no tratamento de fissura labiopalatina, além de receber pacientes da Colômbia e Venezuela, é uma das instituições que estão participando do primeiro estudo clínico multicêntrico em nutrição nos Primeiros 1000 Dias de vida, apoiado pela maior organização filantrópica do mundo voltada para essa causa, a Smile Train.

A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com recursos educacionais e financeiros para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo. Estes são apoiados por programas com serviços de ortodontia, fonoterapia, apoio psicossocial e nutricional durante todo o ano.

Inspirada na celebração do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que aconteceu nesta quarta-feira, 31 de março, a Smile Train, maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina, realiza a Semana da Nutrição e Saúde com uma programação voltada à educação de profissionais da saúde especializados e famílias, abordando a importância da alimentação durante os essenciais “Primeiros 1.000 Dias” de vida da criança de 29 de março a 02 de abril nas redes sociais /smiletrainbrasil.

Hoje, às 20h de Brasília, acontece a live sobre cuidados pós-cirúrgicos com o Dr. Cristiano Tonello

A organização doou 300 cestas básicas através do seu programa de nutrição, e durante a celebração desta semana, a equipe multidisciplinar do Instituto Yaçuri iniciou a entrega para as famílias atendidas.

A Dra. Laryssa fez um vídeo de agradecimento à Smile Train:

Sobre a Smile Train

A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com recursos educacionais e financeiros para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo. Avançamos com um modelo de saúde escalável globalmente e uma solução sustentável para o tratamento integral de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar.

Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train implica em um impacto de imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com.

Sobre o HRAC-USP Centrinho Bauru

Desde a sua criação em 1967, o HRAC-USP Centrinho Bauru é um dos pioneiros no tratamento de fissura labiopalatina no Brasil e no mundo. Hoje, 53 anos depois, já ultrapassou a marca de 100 mil pacientes atendidos nas áreas de fissura labiopalatina, anomalias craniofaciais congênitas e perda da audição. Sua equipe multidisciplinar, altamente qualificada, oferece atendimento integral e humanizado aos seus pacientes. É também reconhecido internacionalmente como líder global em tratamentos inovadores de alta qualidade e centrados no paciente com fissura. O HRAC-USP oferece um programa de pós-graduação stricto sensu com cursos de Mestrado e de Doutorado, e diversos programas lato sensu e de cultura e extensão. A Smile Train e o HRAC-USP estão lançando a histórica parceria Smile Train – Rotary Club de Fellowship em Cirurgia de Fissura Labiopalatina: um programa de treinamento especializado de um ano que irá elevar a capacidade cirúrgica no país, visite www.hrac.usp.br. 

Fonte: Assessoria

Redação

Tem uma sugestão de pauta bacana sobre algo relacionado ao mundo do empreendedorismo feminino? Entre em contato conosco pelo e-mail omktdelas@gmail.com!

Comentários para “Laryssa Lopes é a fonoaudióloga que cria sorrisos na Amazônia”
  1. Dr.Larisa vc está em um lugar especial ai no Amazonas veio pra soma e todos acreditam em vc parabéns pelo sua dedicação e que vc continue sempre sendo essa figura maravilhosa e inteligente importante aqui no estado do Amazonas e no Brasil, desejo tudo de bom pra vc e sua equipe parabéns amiga.
    Isso do seu amigo de São Paulo.
    Ass. Chiquinho Califórnia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *