Itaú lança curso gratuito para capacitar até 5 mil empreendedoras

PorVanessa Ricarte

13 mar 2021
Divulgação Itaú

Curso lançado na semana do Dia Internacional da Mulher e destinado para clientes do Microcrédito foi desenvolvido em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora e com a International Finance Corporation (IFC)


Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Itaú Unibanco lançou curso online e gratuito para treinar cerca de 5 mil empreendedoras brasileiras no período de um ano. O público será composto por mulheres que tenham seu próprio negócio e que sejam clientes da área de Microcrédito do banco. Com o objetivo de auxiliar as clientes a organizarem suas finanças e a prosperarem em seus negócios de forma paralela, a primeira turma do curso Planejamento Estratégico para Empreendedoras será exclusivo para aquelas que estejam com três ou mais parcelas do empréstimo em aberto. Outras turmas englobarão também perfis diferentes de clientes.

As aulas serão acessadas de forma totalmente remota, direto pelo celular de cada cliente, para trazer mais flexibilidade para que as empreendedoras encontrem o melhor espaço para conciliar o aprendizado aos seus negócios. Além disso, os conteúdos serão customizados para cada tipo de necessidade. As alunas serão divididas entre grupos compostos por até 200 mulheres, segmentadas por diferentes perfis, como: clientes em atraso, clientes que renovaram o crédito recentemente, clientes em seu primeiro crédito, entre outros.

“Os estudos de impacto que desenvolvemos por meio do programa Itaú Mulher Empreendedora evidenciam a importância de oferecer iniciativas remotas com a flexibilidade necessária para este público. Em sua maioria, as mulheres que empreendem também precisam conciliar suas responsabilidades do negócio com tarefas domésticas, o que inviabiliza que elas se restrinjam a um horário e local específico”, afirma Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.

As cerca de 5 mil mulheres selecionadas pelo banco poderão interagir por meio de um número de WhatsApp exclusivo, de forma individual, diretamente com cada tutor. Todos os conteúdos serão enviados diretamente nas mensagens, em formato de textos, imagens, áudios e vídeos. A duração do curso será de cerca de seis semanas, a partir do momento em que a empreendedora começar as aulas. Os conteúdos e exercícios serão focados em organização financeira e no desenvolvimento do empreendimento das clientes.

“Como instituição financeira, queremos fomentar cada vez mais o conhecimento para auxiliar no desenvolvimento dos negócios de nossos clientes. Temos o compromisso de estimular o poder de transformação das pessoas e, para isso, não queremos apenas dar crédito aos pequenos empreendedores, mas também capacitá-los para que possam utilizar os recursos da melhor maneira possível e de forma sustentável”, afirma Kleber Teba, diretor de Microcrédito e Crédito Consignado no Itaú Unibanco.

As aulas passarão por temas como “Faturamento e Planejamento Estratégico”, “Como traçar objetivos”, “Disciplina e rotinas de planejamento”, “Orçamento familiar”, “Como e quando buscar crédito”, entre outros. Haverá também exercícios com avaliação profissional para que as empreendedoras possam identificar pontos de melhoria.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora e a International Finance Corporation (IFC), instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Desde 2013, a IFC oferece apoio estratégico, técnico e financeiro ao Itaú para fomentar a inclusão financeira de mulheres empreendedoras no Brasil.

Fonte: Assessoria

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *