Internautas apontam suas percepções sobre a mulher atual

PorVanessa Ricarte

4 mar 2021

Pesquisa Toluna aponta que 87% dos internautas brasileiros creem que as mulheres estão mais atarefadas nesta pandemia. Porém 79% sentem que empresas lideradas por elas são mais criativas

A Toluna, empresa especialista em insights de mercado, realizou uma pesquisa para colher a percepção dos internautas sobre o tema e a situação das mulheres em geral. Foram entrevistadas 831 pessoas – sendo 66% mulheres e 34% homens – nos dias 25 e 26 de fevereiro. E 88% dos entrevistados concordam ser importante que o Dia Internacional da Mulher seja celebrado no mundo inteiro.

Uma das principais percepções detectadas na pesquisa é de que as mulheres sofreram mais com os efeitos da Covid-19 do que os homens: entre os entrevistados, 87% creem que o sexo feminino é mais atarefado na pandemia, sendo que 91% desta amostra também concordam que, independentemente do isolamento social, as mulheres absorvem muito mais as tarefas da casa do que outras pessoas da casa. A pesquisa mostrou, também, que 89% acreditam que as mulheres são mais multitarefas que os homens.

Outro insight coletado é que 88 % dos entrevistados concordam totalmente que a violência contra a mulher aumentou nos últimos meses, durante a pandemia.

Os internautas entrevistados também têm a percepção que empresas lideradas por mulheres carregam mais vantagens: 79% creem que estas empresas são mais criativas, 69% percebem que são mais produtivas e 69% concordam que estas companhias são mais inovadoras.

A igualdade de gênero no mercado de trabalho também foi abordada na pesquisa. 68% dos internautas acreditam que faltam oportunidades para que mulheres alcancem lideranças nas empresas. 65% entendem que o preconceito contra executivas fala mais alto na hora da contratação. 58% sentem que faltam políticas para equiparar os gêneros, 58% acham que a cultura das empresas não contribui para que mulheres cheguem à liderança; enquanto 42 % têm a sensação de que a dupla jornada casa-trabalho não facilita para que mulheres consigam chegar a cargos de alto escalão. E ainda: 81% dos entrevistados acreditam que quanto mais alto o posto de liderança, menor o número de mulheres que o ocupam.

A pesquisa da Toluna também trouxe a percepção de que as mulheres têm mais espaço para serem elas mesmas no ambiente familiar: 76% concordam com esta afirmação, enquanto que 60% creem que as mulheres têm mais chance de se expressarem no âmbito social. Apenas 36% dos entrevistados acreditam que elas podem ser quem realmente são no mundo corporativo.

No quesito ‘mulheres que inspiram’, os internautas brasileiros citaram as suas mães como maior fonte de admiração. Já as quatro personalidades femininas mais lembradas no Brasil foram, em ordem de citação:  a apresentadora Ana Maria Braga, a atriz Fernanda Montenegro, a jornalista Fátima Bernardes e a economista Nathalia Arcuri. Já as mais admiradas no exterior foram, em ordem de lembrança: a popstar Beyoncé, a atriz Angelina Jolie, a popstar Madonna e a apresentadora Oprah Winfrey.

A pesquisa da Toluna foi realizada no dia 25 e 26 de fevereiro de 2021, com 831 pessoas (34% homens, 66 % mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança.

Sobre a Toluna:

A Toluna fornece insights em tempo real sobre consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado ajuda seus clientes a explorar o futuro agora. A Toluna pertence à Harris InteractiveEurope e à KuRunData. Juntas, elas desenvolvem um trabalho de excelência para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. Para mais informações: tolunacorporate.com.

Fonte: Assessoria | Vanessa Kopersz Ming

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *