Você está pronta para mostrar ao mundo quem é você de verdade?

PorVanessa Ricarte

9 jun 2021

Podemos quebrar barreiras mentais que são próprias do eu feminino para comunicar ao mundo a que viemos


Hoje O MKT Delas está completando 3 meses de existência. E um pouco antes disso, tive que dar uma parada nas postagens de conteúdo que chegavam de todo o país para poder reposicionar o site e até a minha própria maneira atuar nele.

Carrego uma bagagem de mais de 15 anos de experiência no jornalismo. Me formei em 2005 e, desde então, acreditava que o meu papel era ficar nos bastidores: criar, pesquisar e desenvolver projetos de comunicação que estivessem atrás dos holofotes.

Porém, estou em processo de profunda reflexão, por intermédio de mentorias, consultorias e autoconhecimento (depois me aprofundo mais nisso). Ela resulta, portanto, nesse pontapé para a nova fase desse espaço digital.

Até então, eu ainda não havia colocado a minha voz, as minhas análises e o meu conhecimento técnico na jogada. E isso é importante para que eu possa cumprir o meu propósito, a minha missão de vida.

Comunicação é liberdade

Há alguns anos, eu li o livro Mulheres que correm com os lobos, da Clarissa Pinkola Estés e agora estou fazendo uma releitura de tudo.

Ao saber que a psique feminina já tem um gatilho natural de autossabotagem, conseguimos ter mais consciência de que a mulher tem tantos desafios externos, relacionados à sociedade patriarcal, quanto internos.

Acreditamos que não somos boas o suficiente. Nos escondemos de nós mesmas e de todos à espreita de qualquer falha que possa colocar por terra tudo o que construímos até então.

Não temos a coragem que colocar a cara a tapa para mostrar a que viemos. E é aí que o exercício da autoconfiança é a chave que faz mudar esse cenário de em que nos colocamos em segundo plano.

O insight

Quando pensamos em adquirir um produto ou serviço, pesquisamos por referências, certo? A confiança no profissional ou na empresa é o que nos move a continuar a fazer negócios.

Por isso, da mesma forma que confiamos em determinadas empresas ou profissionais, também devemos confiar na nossa própria capacidade de sermos úteis à sociedade.

Dessa forma, uma boa comunicação, seja interpessoal ou digital, resulta da autoconfiança que desenvolvemos ao longo do tempo.

Perceba como você se coloca dentro da sua empresa ou ambiente de trabalho. Você sente que a sua voz tem o valor que merece? Se sente respeitada e admirada pelo que faz?

Levo comigo na vida uma das técnicas de oratória que compartilho agora com vocês:

“Projete a sua voz mais alto do que pensa.”

Esteja um passo à frente para que o mundo ou os seus próprios sabotadores mentais não te coloquem dois passos para trás.

😉

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *