CEO de HR-Tech explica a baixa presença de mulheres em TI

PorVanessa Ricarte

13 mar 2021
Foto: arquivo pessoal

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a presença feminina na tecnologia cresceu em cinco anos, cerca de 60%, mas isso representa apenas 20% dos profissionais do setor. Na Workhub Digital, intranet para comunicação interna (HR Tech) com a missão de impulsionar a cultura de RH tecnológico, as mulheres ocupam metade do time. Entretanto, ainda há dificuldades de encontrar profissionais mulheres neste segmento. No ano passado, foi aberta uma vaga no LinkedIn e a empresa recebeu 53 inscritos. Destes, apenas uma mulher se candidatou.

Foi então que Andréa Migliori, CEO da HR-Tech Workhub Digital, conversou com algumas mulheres que estão à frente de grupos de tecnologia para compreender a baixa procura feminina. A partir daí iniciou uma nova jornada para identificar os desafios que elas enfrentam e o que as levam a abandonar a área de TI. A principal queixa é o assédio que sofrem. Já a maior razão pela qual não se candidatam é que, geralmente, a vaga é sênior, categoria com menos profissionais qualificadas, pois muitas interrompem a carreira.

 “É fundamental ampliar a presença feminina entre os colaboradores. Cada vez mais mulheres ingressam no mercado de tecnologia e para estimular a seguir carreira no setor é necessário abrir as portas, quero que nossa equipe tenha ainda maior representação feminina”, afirma Andréa Migliori.

“Uma importante meta em 2021 é a de trazer mais mulheres para o time e apoiar o desenvolvimento delas para que se qualifiquem. O desafio é fazer isso sendo uma startup, além disso, estruturar uma equipe em um ambiente diverso e acolhedor para todos”, conclui.

Interface da Workhub

Expertise – Andréa Migliori conduziu, nos últimos 15 anos, projetos de comunicação corporativa e implantação de intranets, portais corporativos, aplicativos e redes sociais internas. É designer, formada em Desenho Industrial pela FAAP, MBA em Branding pela Fac Anhembi Morumbi, Especialização em Gestão do Conhecimento pelo Coppe/Crie – UFRJ e Pós-MBA pela FGV / Stanford University, NNG Group UX Certified.

Com sólida experiência no planejamento e implantação de projetos de comunicação e relacionamento digital. Foi gerente de comunicação interna da empresa de telefonia Oi e atuou em diversos projetos de consultoria em comunicação e branding para empresas de médio e grande porte – nacional e internacional e de diferentes segmentos.

Fonte: Assessoria

Vanessa Ricarte

Editora-chefe do portal O MKT Delas! Especialista em jornalismo empresarial e institucional. Criadora e curadora de conteúdo (content marketing)

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *