Agência levanta bandeira da igualdade profissional para mulheres em campanha com a Catho

PorRedação

15 maio 2021
Foto: divulgação

A agência de publicidade Arpejo criou um plugin que altera o pronome das vagas do masculino para o feminino 

Diretor de marketing, coordenador de equipe, assessor de imprensa, técnico de enfermagem, entre outras colocações. As vagas, nas mais diferentes áreas, têm em comum o fato de formularem o texto no masculino, apesar das posições em si serem ofertadas a todos os gêneros. Detalhe que pode parecer pequeno e até atribuído ao costume da língua portuguesa, porém, quando posto ao lado do fato de que, estatisticamente, mulheres se candidatam 20% a menos que homens em cargos de liderança, pode ser reflexo de uma desigualdade mais profunda. 

Com isso em mente, a Arpejo Comunicação, agência de publicidade de Campinas, interior de SP, produziu, junto com a Catho, uma das principais plataformas de empregabilidade do Brasil, a campanha “Essa Cadeira É Minha”. Dentro da ação, a agência idealizou um plugin, que seria desenvolvido por Aline Bezzoco, da WoMakersCode, que troca os pronomes dos anúncios, mudando-os do masculino para o feminino. Dessa maneira, todos os cargos se tornaram mais chamativos para milhares de mulheres em busca de trabalho graças ao Plugin desenvolvido por Aline Bezzoco, que é fruto da parceria da Catho com a WoMakersCode.

O vídeo que anuncia a campanha começa afirmando que “O mercado de trabalho nunca foi convidativo para mulheres”. Ao mudar os pronomes, o site deixa a porta de entrada do mercado de trabalho dessas mulheres mais convidativa. “Essa Cadeira É Minha” possui intenção de empoderamento feminino, além de trazer uma reflexão sobre as desigualdades no local de trabalho. 


Ter participado dessa campanha foi além de uma realização profissional. Faz parte do meu compromisso, em ser também uma voz que impulsiona nós, mulheres, a alcançarmos nossos propósitos, profissionais e pessoais, no mercado de trabalho”, afirma Monize Fuentes, que trabalhou na campanha com a Catho. 

Para Regina Botter, diretora de Operações da Catho, o mercado ainda é pouco diverso e o caminho até uma posição estratégica, para a mulher, possui muito mais barreiras.

“Acreditamos que organizações que investem em diversidade e, principalmente, em lideranças femininas, têm muito a ganhar. Mas, essa mudança precisa começar antes mesmo do primeiro dia de trabalho. São pequenos gestos como a mudança de gênero no anúncio de uma vaga, que fortalece o movimento feminino e empodera mulheres a irem muito mais longe”, explica Regina.

Sobre a Arpejo 

A Arpejo Comunicação Integrada é uma agência full service, especializada em criar uma comunicação ativa entre marca e cliente através de projetos de propaganda institucional e varejo, além de marketing digital, marketing de performance, gestão de redes sociais e promoção de vendas. Fundada por Fábio Ramos, se localiza em Campinas, e já ganhou 91 premiações, como o Mídia Festival APP de Campinas, além de ter sido finalista no Prêmio Profissionais da Rede Globo de 2020. 

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 700 colaboradores no Brasil, tem como propósito mudar a vida das pessoas por meio do trabalho. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas e há dois anos lançou o movimento Minha Vaga Por Direito, que busca conscientizar toda a sociedade sobre a importância da inclusão. Também engajado na luta por igualdade de gênero no mercado de trabalho, a Catho criou o movimento Essa Cadeira É Minha com o objetivo de reivindicar a posição de mulheres em cargos de liderança em empresas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online. Além do Brasil, atua em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Fonte: Assessoria.

Redação

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